Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Especialista aponta cinco soluções tecnológicas de baixo custo para auxiliar empreendimentos

De acordo com Rafael Franco, CEO da Alphacode, acreditar que a tecnologia exige um alto investimento é um pensamento do passado

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

O empreendedorismo está cada vez mais presente na vida das pessoas e com a evolução constante da tecnologia, muitos empresários estão percebendo a importância de contar com soluções tecnológicas para seus negócios.

No entanto, empresários e gestores ainda acreditam que para ter acesso a essas soluções é necessário gastar muito dinheiro. “Felizmente, essa não é mais uma verdade absoluta. Com o surgimento de novas ferramentas e recursos, é possível encontrar soluções tecnológicas eficientes e acessíveis para diferentes tipos de empreendimentos”, afirma Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band.

Franco ressalta ser importante os empreendedores estarem sempre atualizados sobre as opções disponíveis no mercado e saberem como aproveitar ao máximo essas soluções em seus negócios, sem precisar gastar muito.

De acordo com o CEO da Alphacode, existem cinco maneiras simples para empreendedores aproveitarem a tecnologia no dia a dia, maximizando lucros e produtividade. “A primeira dica é utilizar ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Trello, Asana ou Monday.com. Essas soluções permitem que os gestores organizem as tarefas, acompanhem o progresso de cada projeto e mantenham a equipe alinhada, evitando as constantes falhas de comunicação”, revela.

O especialista aponta a automação de marketing como mais uma das principais soluções tecnológicas que não exigem um grande investimento. “Essa estratégia permite que as empresas criem e gerenciem campanhas de marketing de forma automatizada, reduzindo a necessidade de intervenção manual e tornando o processo mais eficiente. Plataformas como o Mailchimp, HubSpot e RD Station oferecem uma série de recursos, como a criação de e-mails personalizados e automatizados, segmentação de clientes de acordo com seus interesses e comportamentos, além da geração de leads de forma mais eficiente. Essas ferramentas possibilitam o monitoramento de desempenho de suas campanhas em tempo real, permitindo ajustes e otimizações para obter os melhores resultados”, relata.

Para Franco, ferramentas que auxiliam na comunicação interna se encaixam como a terceira solução de baixo custo e são um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. “Uma equipe que se comunica bem pode trabalhar de forma mais integrada e produtiva, o que resulta em melhores resultados para a empresa. Uma das soluções mais populares para comunicação interna são aplicativos como o Slack e o Microsoft Teams. Essas plataformas permitem que as pessoas se comuniquem com agilidade por meio da troca de mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e colaborações em tempo real. Com esses aplicativos, os empreendedores podem criar canais específicos para cada projeto, o que facilita a comunicação e o trabalho em equipe”, pontua.

Em quarto lugar, o especialista aponta as soluções de armazenamento em nuvem. “São ferramentas que se tornaram extremamente populares nos últimos anos, principalmente por sua praticidade e segurança. Ao adotar plataformas como Google Drive, Dropbox ou OneDrive, os empreendedores podem armazenar seus documentos e arquivos na nuvem, o que torna o acesso e o compartilhamento desses dados muito mais fácil e seguro”, declara.

Por último, mas não menos importante, Rafael Franco aponta a importância da utilização de ferramentas de análise de dados. “Com soluções como o Google Analytics e o Power BI é possível coletar e analisar dados de diversas fontes, como o site da empresa e redes sociais, entendendo o comportamento dos clientes. Com essas informações em mãos, os empreendedores podem tomar decisões mais embasadas, identificando áreas que precisam ser melhoradas, oportunidades de crescimento e estratégias mais eficazes para a empresa”, finaliza.

Sobre Rafael Franco

Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.

Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @Alphacode