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A necessidade de aprender na escola a large language model (llm)

A cada dia fica difícil entender a Reforma Educacional, que não insere a LLM no currículo escolar do educando, mesmo sabendo da limitação dos Professores, mas se faz necessária no mundo atual.

INTRODUÇÃO

Estamos cientes da importância da conviver e aprender a Inteligência Artificial, já que desponta num breve hiato temporal a necessidade de aprender a Computação Quântica, o que nos permite refletir que essas INOVAÇÕES, derivadas da Tecnologia da Informação, estão evoluindo rapidamente, e aqueles que desejam se inserir como INCLUÍDOS, na nova estratificação social, são obrigados a aprender essa nova LARGE LANGUAGE MODEL, ou seja, um MODELO DE LINGUAGEM AMPLIADA, para que possamos obter o melhor êxito na convivência com a Inteligência Artificial.

É fato verossímil que os elementos integrantes do nosso sistema educacional, não estão familiarizados com tal linguagem, e essa limitação, deve prejudicar sensivelmente os educandos, que hão de conviver com um mundo completamente diferente de seus professores.

Então a ideio conceitual de EDUCAR, que é uma LUZ para que o educando obtenha CONHECIMENTOS a fim de trilhar um planejamento que possa obter êxito no seu futuro promissor, fica tal conceito afetado depreciativamente, haja vista tamanha missão.

INOVAÇÕES

Estamos sendo afetados por INOVAÇÕES derivadas da evolução da Tecnologia da Informação, e que sem dúvida norteará todo o nosso sistema de trabalho e de se comunicar com nossos semelhantes, e o mais gritante é que não estamos aprendendo absolutamente nada em nosso sistema educacional que se coaduna com tais inovações tecnológicas.

Temos absoluta certeza que essa OMISSÃO desse conhecimento necessário, nos será cobrado quando estivermos em nosso mercado de labor ou mesmo quando empreendermos, pois a TEMPO dessas evoluções decorre com bastante rapidez.

Conhecer a Inteligência Artificial, o Algoritmo, a Lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, Informações e Dados In the Cloud, Prompts, Streamm, Latência, App (Aplicativos), Realidade Virtual, Digital e aumentada, Linguagem Computacional (Python, SQL, Orange, Javascript e outras), o Idioma Inglês (Google, Microsoft, Apple e demais), Mandarim (Tencent, Hawey, Xiaomi, AlliChat, Allypay e demais), Russo (Yandex e demais), fases da Inteligência Artificial (ANI, AGI, ASI), e demais fatos.

Tais conhecimentos necessários, NÃO ESTÃO SENDO ENSINADO NAS ESCOLAS, por falta de conhecimentos dos elementos que participam no nosso sistema educacional, e isso deverá prejudicar o educando e futuramente os profissionais.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como pesquisadores e escritores responsáveis, buscamos junto as IA’s abaixo informadas maiores esclarecimentos da importância dessas linguagens, que achamos importantes, dada a convivência que devemos adotar em nossos contatos quer seja em sociedade, no trabalho e nas atividade econômicas em geral, e achamos necessário ECLODIR tal reflexão, antes que seja tarde demais.

Vejamos, se já não bastasse as INOVAÇÕES, que precisamos dominar e conhecer, mas se faz necessário a inserção desse recurso junto ao sistema de educação dos educandos e profissionais.

“Claro! Os Large Language Models (LLMs) são sistemas de inteligência artificial capazes de entender e gerar linguagem humana processando grandes quantidades de dados textuais. Esses modelos têm demonstrado habilidades notáveis em tarefas de processamento de linguagem natural e vão além disso. Eles são usados para prever a probabilidade de palavras, sentenças, parágrafos e até documentos inteiros12. Se você tiver alguma pergunta específica sobre LLM’s, estou à disposição para ajudar!” (COPILOT AI).

“O que é um Large Language Model (LLM)?

Um Large Language Model (LLM) é um tipo de modelo de inteligência artificial projetado para entender e gerar texto em linguagem natural. Esses modelos são treinados em grandes volumes de dados textuais e utilizam técnicas avançadas de aprendizado de máquina, especialmente redes neurais profundas, para processar e gerar linguagem.

Principais Características dos LLMs

1. Tamanho e Escala:

· Os LLMs são caracterizados por terem bilhões ou até trilhões de parâmetros. Esses parâmetros são os pesos ajustáveis que o modelo usa para fazer previsões sobre o texto.

2. Treinamento em Dados Diversos:

· Eles são treinados em uma ampla variedade de textos, incluindo livros, artigos, sites e muito mais. Isso permite que eles adquiram um conhecimento extenso sobre diferentes tópicos e estilos de escrita.

3. Capacidade de Contexto:

· Os LLMs conseguem entender o contexto de uma conversa ou texto, permitindo respostas mais coerentes e relevantes. Eles podem manter o contexto ao longo de interações mais longas.

4. Geração de Texto:

· Além de compreender o texto, os LLMs podem gerar texto de forma autônoma, criando respostas, histórias, resumos e muito mais, com uma fluência que muitas vezes se assemelha à escrita humana.

Aplicações dos LLMs

Os LLMs têm uma ampla gama de aplicações, incluindo:

· Assistentes Virtuais: Usados em chatbots e assistentes pessoais para responder perguntas e realizar tarefas.

· Tradução Automática: Ajudam na tradução de textos entre diferentes idiomas.

· Geração de Conteúdo: Criam artigos, postagens em blogs e outros tipos de conteúdo escrito.

· Análise de Sentimentos: Avaliam o sentimento em textos, como comentários de redes sociais ou avaliações de produtos.

· Educação: Auxiliam no ensino, oferecendo explicações e respostas a perguntas de estudantes.

Desafios e Considerações Éticas

Embora os LLMs sejam poderosos, existem desafios e considerações éticas associados ao seu uso:

1. Viés:

· Os modelos podem refletir preconceitos presentes nos dados de treinamento, levando a respostas enviesadas ou discriminatórias.

2. Desinformação:

· A capacidade de gerar texto convincente pode ser usada para criar desinformação ou conteúdo enganoso.

3. Privacidade:

· É importante garantir que os dados usados para treinar esses modelos não incluam informações pessoais ou sensíveis.

4. Impacto no Emprego:

· A automação de tarefas que antes eram realizadas por humanos pode levar a mudanças significativas no mercado de trabalho.

Futuro dos LLMs

O futuro dos LLMs é promissor, com contínuas inovações e melhorias em suas capacidades. Espera-se que os modelos se tornem mais eficientes, éticos e capazes de interagir de maneira ainda mais natural com os usuários. A pesquisa em LLMs também está se expandindo para abordar questões de viés, segurança e uso responsável.

Conclusão

Os Large Language Models representam um avanço significativo na inteligência artificial e na compreensão da linguagem natural. Com suas capacidades de geração e compreensão de texto, eles estão transformando a forma como interagimos com a tecnologia e entre nós mesmos. No entanto, é crucial abordar os desafios éticos e sociais que surgem com seu uso para garantir um futuro positivo e inclusivo.” (PERPLEXITY AI)

“Large Language Models (LLMs) são algoritmos avançados de aprendizado profundo capazes de entender e gerar texto natural. Eles são importantes por várias razões:

  1. Versatilidade: LLMs podem realizar diversas tarefas de processamento de linguagem natural, incluindo tradução, resumo, e resposta a perguntas [3].
  2. Precisão e Qualidade: A precisão dos LLMs aumenta com a quantidade e qualidade dos dados usados para treiná-los, permitindo uma melhor compreensão e geração de texto [5].
  3. Aplicações Diversas: São aplicados em várias áreas como assistentes virtuais, análise jurídica, e suporte ao cliente, melhorando a eficiência e a experiência do usuário [4].
  4. Desenvolvimento Tecnológico: LLMs impulsionam o desenvolvimento tecnológico em inteligência artificial, possibilitando avanços em pesquisa e inovação [2].
  5. Inclusão e Acesso: Facilitar o acesso a machine learning e IA promove a participação cívica e democratiza o uso dessas tecnologias [6].” (OPEN AI CHATGPT – 4 O)

CONCLUSÃO

A cada dia estamos diante de INOVAÇÕES, e não conseguimos acompanhar nem mesmo as anteriores, e precisamos adotar um Planejamento Estratégico Flexível, para nos adequarmos a essas mudanças, gerando menor RISCO junto ao devido CONHECIMENTO necessário.

Estamos contabilizando através de métricas, para informar o grande prejuízo que essa inação e omissão poderá causar, junto a formação dos educandos e profissionais.

Lamentamos que muitos investidores, gestores, coordenadores e professores não possam adotar ações e atitudes que possibilitem minorar os efeitos junto a formação dos educandos, pois entendemos perfeitamente suas inegáveis limitações.

Respeitamos aqueles que não se compatibilizam com os escritos, pois entendemos perfeitamente esse sintoma neófito, e pedimos sinceras desculpas.