AGS Geral
AGS WhatsApp
- (41) 98742-2228 - AGS Documentos & Guias
- (41) 99934-5200 - Recepção & Societário
- (41) 98450-5200 - Dep. Pessoal
- (41) 98525-5200 - Dep. Contábil & Fiscal
Como identificar um mau chefe
Um dos indicadores é evitar conversar diretamente com os profissionais.
Liderar uma equipe não é uma tarefa muito fácil. O chefe, além de ser o responsável pelo resultado apresentado pelos profissionais, deve orientá-los sempre que for necessário.
Muitos líderes erram por falta de experiência em gestão ou por não perceberem como agem. Isso impacta diretamente na motivação do profissionais, o que faz com que a rotatividade de colaboradores aumente dentro das empresas.
Pensando em conscientizar estes chefes, um artigo publicado pelo The Wall Street Journal no começo desta semana revelou cinco sinais que indicam que um líder pode ser um mau chefe.
Comunicação por e-mail
Apesar de ser eficiente, a comunicação por e-mail pode causar problemas de entendimento entre o colaborador e o chefe. Segundo a consultora de gestão e autora de livros sobre a etiqueta no ambiente de trabalho, Barbara Pachter, muitos gestores têm a tendência de ser “rude”, especialmente quando respondem e-mails de qualquer lugar. A especialista chama isso de “Efeito BlackBerry”.
Conversa direta
Acreditando que o e-mail é mais conveniente, muitos líderes usam cada vez mais a tecnologia para evitar discussões difíceis. Lembre-se que conversar pessoalmente com os profissionais incentiva a confiança entre as partes.
Profissionais doentes
Há comprovações científicas de que um líder ruim pode ser prejudicial à saúde de sua equipe. Um estudo sueco, de 2008, acompanhou mais de 3 mil homens, por mais de dez anos, e revelou que aqueles que disseram que foram mal geridos no trabalho tinham de 20% a 40% a mais de probabilidade de ter um ataque cardíaco.
Prazos restritos
Outro sinal que a gestão do chefe vai mal é quando os profissionais não conseguem cumprir os prazos estipulados. Isso ocorre especialmente com novos líderes, já que eles são mais propensos a dar prazos restritos e não negociáveis aos seus colaboradores. Foi o que ocorreu com uma executiva de Recursos Humanos de uma empresa de Nova York (EUA). Ela começou a trabalhar 15 horas por dia, após a chegada de seu novo chefe. Seu líder prometia prazos impossíveis de serem cumpridos aos clientes e a sua equipe se esforçava ao máximo para cumprir.
Gritar
Gritar, além de falta de educação, afeta diretamente a moral das pessoas no ambiente de trabalho e a produtividade. Esta situação faz com que o profissional se sinta intimidado. Dessa maneira, ele evitará procurar o chefe quando há algum problema.