Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

9 dicas para que o uso das redes sociais não afete sua vida profissional

Evite fazer das redes sociais um diário público

Checar o Instagram logo após acordar, compartilhar uma mensagem de bom dia no facebook ou postar um #TBT do final de semana são atividades que fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Com fácil acesso aos smartphones e à internet móvel, as redes sociais se popularizaram e hoje são um espaço virtual para compartilhar o dia a dia, expressar opiniões e interagir com curtidas e comentários, mas, qual é o limite para que essa exposição não afete o campo profissional? “Assim como os seus amigos acompanham o que você posta, no ambiente corporativo isso também acontece. Por isso, é preciso ter cautela. Todos têm o direito de compartilhar o que quiser, mas entenda que a organização também terá o direito de não concordar com a sua visão e não te selecionar por causa disso. Isso pode ser bom ou ruim, vai depender da sua vontade de estar naquele lugar”, explica a especialista em evolução & estratégia da Effecta, Janaina Manfredini.

Lembre-se que as redes sociais são uma vitrine, observe que os lojistas deixam na vitrine a seção do que acreditam que vai atrair o público-alvo. Ter isso em mente pode facilitar a sua vida. A especialista separou ainda nove dicas para te ajudar a agir profissionalmente nas redes sociais. Acompanhe:

1. Seja você mesmo: já pensou que difícil, além de estressante, ter que fingir ser outra pessoa durante todo o horário de trabalho?

2. Evite ser radical com posicionamentos: mesmo fora das redes sociais, o radicalismo e a intolerância afastam você da maioria das oportunidades.

3. Cuidado com as postagens: “Chega, sexta-feira”, “Férias, sua linda”, “Já chegou o fim de semana?”. Postagens assim, quando constantes, podem dar a entender um descaso com a carreira.

4. Evite fazer das redes sociais um diário público: se está lendo isso preocupado com a sua carreira, você já não deve ter idade para diários de adolescentes e, mesmo quando se fazia diários, se guardava com chaves. Por que expor agora?

5. Fotos em festas: a menos que você trabalhe em uma cervejaria, destilaria ou bar, muitas fotos em festas ou com bebidas podem passar uma impressão errada.

6. A forma como você dá a sua opinião: cuide como será interpretado. Defenda suas bandeiras, mas faça isso com sabedoria e embasamento, sem deixar de respeitar as bandeiras alheias. Assim, você terá uma vida virtual congruente com suas crenças e verdades, sem parecer uma pessoa fanática, mas sim de opinião.

7. Se você gosta de conteúdos relevantes, compartilhe: isso pode trazer à tona o seu nível de comprometimento com o seu desenvolvimento. Mas, só faça isso se for verdade, para não cair em armadilhas.

8. Cuidado ao falar de outros empregos: jamais fale mal de empregos antigos, não importa o que tenha acontecido, isso não pega nada bem.

9. Faça um exercício: vá até as suas redes sociais e responda as seguintes perguntas: 1. Sua mãe se orgulharia? 2. Seu chefe se orgulharia? 3. Você se sente orgulhoso do que publica? 4. Você seria contratado pela empresa dos seus sonhos com as suas postagens? Se as repostas forem sim, continue fazendo tudo do mesmo jeito. Se houver um não, vale refletir. O que está nas redes sociais precisa de ajustes ou você deve pensar sobre os seus comportamentos em geral?