Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Pequenos negócios voltaram a contratar

Segundo levantamento do Sebrae com base em dados do Ministério da Economia, as MPEs criaram, em outubro, 271 mil postos

As micro e pequenas empresas (MPE) estão bem próximo de recuperar todos os empregos perdidos durante a pandemia do coronavírus. No último mês de outubro, essas empresas geraram um saldo líquido de 271 mil postos de trabalho (68,6% do total de empregos gerados no país).

Com isso, no acumulado entre janeiro e outubro, o saldo de empregos apresentado pelas MPE ficou negativo em apenas 26 mil empregos (de janeiro a setembro era de 294,3 mil).

Nos piores meses da crise, os pequenos negócios foram os que mais demitiram, chegando a fechar pouco mais de 1 milhão de vagas. Mas, com a reabertura da economia, as MPE foram também as que reagiram mais rapidamente na retomada do emprego.

Um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Ministério da Economia, mostrou que as médias e grandes empresas ainda apresentavam, em outubro, um saldo negativo acumulado de pouco mais de 215 mil vagas (oito vezes maior que o resultado das MPE).

Ainda segundo o Sebrae, em outubro, as médias e grandes empresas geraram um saldo positivo 123 mil postos de trabalho; menos da metade do saldo gerado pelas micro e pequenas.

OS RESULTADOS

As MPE geraram em outubro um saldo líquido de 270.913 empregos. Já as médias e grandes geraram um saldo de 123.100 vagas.

No acumulado entre janeiro e outubro, as micro e pequenas empresas apresentam um saldo negativo de 26.098 vagas. Já as médias e grandes ainda acumulam um saldo negativo de 215.291. No geral, o país apresenta um saldo acumulado (janeiro a outubro) de -171.139 vagas

Considerando as empresas de micro e pequeno portes, o setor que apresentou o melhor resultado em outubro foi o Comércio, com geração de 93.643 vagas. Em seguida aparece Serviços, que gerou 92.004 empregos, e a Indústria, com a criação de 57.373 empregos.