Endereço
Rua José Batista dos Santos, 1679 - Cidade Industrial - Curitiba/PR
E-mail
AGS Geral
AGS WhatsApp

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Ministério da Economia elabora guia para retomada do turismo brasileiro

Guia de Retomada Econômica do Turismo visa identificar projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor

Na última semana de fevereiro, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e a KPMG LTDA. para a elaboração do “Guia de Retomada Econômica do Turismo”. O objetivo é identificar e priorizar projetos para a sustentação, retomada econômica e crescimento do setor, diante da crise causada pela pandemia da Covid-19.

Para a elaboração do material, a KPMG – organização global de empresas de prestação de serviços profissionais, que incluem Auditoria, Impostos e Consultoria de Gestão e Estratégica, Consultoria Empresarial, Governança Corporativa, Assessoria Financeira, Riscos, Compliance, Fusões e Aquisições, Restruturações e Inovação – fará um levantamento das demandas do setor privado e identificará propostas de iniciativas, por meio da análise de pesquisa e benchmarking, que possam mitigar os efeitos econômicos da pandemia de curto prazo no setor de turismo, além de apontar possíveis questões de médio e longo prazo que tenham impacto na retomada do crescimento econômico.

O Guia será estruturado em cinco seções que abordarão os trabalhos, contextos e tendências do setor. O material apresentará a análise e resultados das pesquisas primárias realizadas com especialistas e empresários do turismo; do benchmarking realizado com base em boas práticas nacionais e internacionais; além da estruturação das oportunidades, desafios e aspirações do setor e da definição das variáveis de priorização e mapa de projetos priorizados.

Após essa etapa, a intenção é elaborar projetos priorizados e fundamentados nas demandas do setor e na opinião de especialistas, considerando não só problemas causados pela pandemia, mas também questões estruturais preexistentes, para que o governo possa se organizar em torno da retomada do setor de turismo do país.

Desde o início da pandemia, a Sepec/ME assumiu o papel de apoiar o setor produtivo no contexto de combate aos efeitos econômicos negativos relacionados à pandemia da Covid-19, entre eles o setor de turismo.

Diante disso, a Secretaria tem trabalhado em diversos temas que impactam direta ou indiretamente o setor turístico, sempre em articulação com o Ministério do Turismo e com outros órgãos da Administração Pública.